Você precisa falar inglês

A língua inglesa é considerada nos dias de hoje como a linguagem universal: seja no momento de realizar uma viagem a turismo, na hora de trabalhar e de garantir a sua vaga em uma universidade no exterior: o inglês é sim a língua escolhida para a maioria desses processos.

E no que diz respeito aos profissionais da área de TI – tecnologia da informação, devemos destacar que aprender essa linguagem pode ser ainda mais importante do que o esperado. Por que?

A área de tecnologia da informação é voltada para procedimentos tecnológicos que são globalizados, sendo este o principal motivo pelo qual todo o trabalho desse profissional é voltado para os termos em inglês.

Para ter um exemplo basta considerarmos as empresas, sejam de pequeno, médio ou grande porte que atuam nas áreas de TI. Sabemos que essa área do mercado de trabalho conta com vocabulários únicos e universais, que são termos todos em inglês e precisamos sim de fato aprender como falar inglês rápido.

E muitas das palavras e dos termos que são utilizados na língua inglesa para a área de TI são termos que estão interligados uns com os outros, e por isso, não basta traduzir essa palavra e tentar entender o que isso significa, mas sim, entender o conjunto como um todo.

Entre os principais termos que podem ser utilizados pelos profissionais de tecnologia da informação devemos começar destacando o termo Application. Por outro lado, o termo database, function, procedure, package, web broser, software, applications, hardware, keyboard e outros. E no momento de aplicar cada um desses termos no seu trabalho, você precisa entender não só a tradução dos mesmos, mas a aplicação delas.

Além disso, devemos também destacar que a área de tecnologia da informação é uma área muito promissora: em grandes empresas, é comum que os funcionários que mais se destaquem nessa área passem um tempo em treinamento ou até mesmo em trabalho em outros países. E nesse caso, não vai ter escapatória: você precisará dominar a língua inglesa para passar um tempo trabalhando no exterior.

Sendo assim, devo destacar que aprender inglês é de extrema importância também para os profissionais da área de TI, ou melhor, tecnologia de informação. Desde os primórdios da profissão o indivíduo se debaterá com termos na língua inglesa, e será só com o domínio da língua que o seu trabalho certamente será muito facilitado.

E além das expressões mais comuns do dia a dia do indivíduo que atua com tecnologia da informação, é muito possível que por vezes ele precise se comunicar com profissionais de outras nacionalidades, seja no momento de algum problema ou até mesmo para tirar alguma dúvida. E depender sempre de outra pessoa simplesmente para trocar algumas palavras em inglês certamente não é o que você espera não é mesmo?

Outra situação que temos em que muito importante destacar a lingua inglesa é no caso do profissional Pleno ou Sênior que deseja se certificar e mostrar o seu conhecimento, hoje poucas provas são em português e essas provas elas querem examinar justamente o seu conhecimento pelo tempo em que você responde as perguntas da prova, com isso caso você queira dar um passo a mais na carreira o inglês será crucial para você conseguir dar esse passo a mais!

Assim, o profissional de TI deve ter um conhecimento vasto da língua inglesa, que vai desde as principais expressões que são utilizadas no dia a dia, como para a programação de um website ou para a instalação de um programa, por exemplo, até o conhecimento necessário para manter uma conversação, para manter um diálogo e por aí vai.

 

Fonte: http://aprendaplsql.com/carreira/importancia-ingles-para-um-profissional-de-ti/